O Abutre e a atuação sublime de Jake Gyllenhaal

Wednesday, December 31, 2014


Véspera da véspera de ano novo, e O Abutre ( Nightcrwaler) foi, possivelmente, o ultimo filme de 2014 que assisti nos cinemas. Fechei com chave de ouro.


Jake Gyllenhaal vive Lou Bloom ( um nome que você não vai esquecer), um homem desesperado por trabalho que vê uma oportunidade em trabalhar com jornalista em casos de crimes severos. Essa é a premissa da historia, a sinopse que você vai ler no IMDB. A verdade, é que Dan Gilroy conduz de maneira intimista o espectador para dentro da vida desse homem inescrupuloso em seu primeiro filme como diretor.

Não vou fazer uma resenha muito longa por falta de necessidade, o filme falará por si mesmo. Mas, a verdade, é que Lou me fez refletir sobre duas coisas. Ele é um homem admirável e invejável. Admirável por ser obstinado, alguém que não se deixou abalar pelas dificuldades da vida e que, como ele mesmo diz, não há nada hoje em dia que você não possa aprender, caso se esforce ao máximo. Ele seria , de fato, um exemplo de persistência caso não usasse tanta inteligencia para explorar a vida alheia, nos momentos mais  vulneráveis de um ser humano, em troca de dinheiro e poder. Especialmente, poder.

A segunda questão, foi sobre o sistema de meritocracia que vivemos hoje em dia. Honra ao mérito Quem alcançou um objetivo depois de muito esforço, foi por total merecimento. O que foi feito para se chegar ao topo? Alguns ficaram na base da cadeia alimentar para outra pudesse escalar até o topo. Os fins justificam os meios? O impressionante é que o filme expõe como nosso sistema  ,e os próprios seres humanos com sua sedenta curiosidade e ganancia, legitimam a ascensão de social de certos tipos de profissionais que vivem de transformar a desgraça de uns em historinhas senscaionalistas para preencher conversa furada de outros.


Outro ponto o qual não poderia deixar de falar e gostaria de encerrar. Todos falaram sobre o quanto Matthew McConaughey emagreceu para Clube De Compras Dallas. Espero que passem a falar sobre os olhos de Gyllenhaal. Como abriu o The New Yorker " The scariest thing about the new Jake Gyllenhaal film, “Nightcrawler,” is Jake Gyllenhaal. Or, to be precise, Jake Gyllenhaal’s eyes. " (A coisa mais assustadora sobre o novo filme de Jake Gyllenhaal, Nightcrawler, é Jake Gyllenhaal. Ou, para ser mais preciso, os olhos de Jake Gyllenhaal).

You Might Also Like

0 comments