Mommy, Xavier Dolan e Lana Del Rey

Tuesday, December 30, 2014









Esse é um post do meu antigo blog que tenho que excluir. Resolvi copiar e colar aqui porque Mommy está nos cinemas nesse exato momento e, apesar de ter sido ignorado pelo Oscar, to de olho , é um filme incrível e que vale muito a pena 
"Assisti ontem ao novo filme do canadense Xavier Dolan que, para grande abalo na minha auto estima, descobri ser apenas quatro anos mais velho que eu, ejá é um dos diretores mais notáveis e diferenciados que se pode observar atualmente. Há tempos não terminava de ver um filme mordendo o lábio inferior. É daqueles que sua cabeça assume a função de aparelho digestivo e , quando você se dá conta, aparece a logo da Dolby Digital na tela. 
O que mais me impressiona nesse tipo de filme é a simplicidade do seu princípio: uma mãe viúva cria seu filho hiperativo e violento sozinha até que uma misteriosa vizinha aparece em sua vida. O desenvolvimento do roteiro também é da ordem do minimalismo. Sem grandes eventos, apenas sustentados por grandes personagens, multidimensionais (como gosta de denominar o mago dos roteiristas Robert Mckee). O extraordinário fica a cargo das interpretações e das felizes escolhas de linguagem feitas pelo diretor. Uma tela 1:1 ( quadrada) e ampliada de acordo com a plenitude dos personagens. 



Não adianta falar mais, não quero estragar. Corra pra os cinema quando for lançado no Brasil novamente (peguei o final do Festival do Rio) mas, caso vá ver em casa, por favor tenha certeza de que seu som vai estar calibrado à altura da trilha sonora e do desenho sonoro desse filme, dois maravilhosos pontos para Mommy. Do mais, fiquemos de olho no Oscar, está concorrendo para ser um dos nomeados na categoria de melhor filme estrangeiro ( para o azar do nosso representante não menos cativante, mas bem menos sofisticado Hoje Quero Voltar Sozinho) e em Xavier Dolan, 24 aninhos e prematuro pai dos maduros Lawrence Anyways, Amores Imaginários e Eu Matei Minha Mãe. Por favor, assistam! Todos eles. Ah, para saber o que a Lana Del Rey está fazendo no título desse post, você precisa ver o filme."



Assista ao trailer:

You Might Also Like

0 comments